sábado, 15 de novembro de 2008

C. X Léo X ? – P I


Final de ano e de semestre é sempre complicado. Provas, trabalhos, porém o futebol não para. E, analisando este final de ano e a possível escolha do melhor jogador da temporada, fiz um post especial, composto de cinco posts, de hoje a quarta, aonde darei um parecer dos 23 concorrentes.

Em 2007, Kaká teve 1047 pontos, mais que o dobro do segundo colocado Messi, com 504, e Cristiano Ronaldo com 426 em terceiro. Drogba com 209, Ronaldinho com 109, Gerrard com 68, Pirlo com 57, Henry com 54, Cannavaro com 47 e Buffon com 31 completaram o top ten.


Este ano, eu, blogueiro, aposto em uma diferença menor entre primeiro e segundo colocados e uma diferença maior do segundo para o terceiro, sendo o terceiro não muito a frente em pontos do quarto e quinto colocado. O “Top Three”, assim como os 20 restantes estarão ordenados no último post, sendo apenas um “chute” deste humilde blogueiro.


É quase unânime que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estarão entre os três finalistas dia 12 de Janeiro de 2009, em Zurich. Vejamos na análise completa quem poderá ser o terceiro elemento e possíveis surpresas.


Sérgio “Kun” Agüero (Atlético de Madri)
Com a saída de Fernando Torres do Atlético de Madri, Kun passou a ser a referência do time. Melhor jogador estrangeiro do Espanhol 07/08, foi o artilheiro do time e principal responsável pelo 4º lugar e conseqüente classificação para a Copa dos Campeões. Nas Olimpíadas, Kun teve destaque na partida que tirou a chance de medalha de ouro da seleção canarinha. É um excelente nome, porém a ausência de conquistas significativas do Atlético e a aparente “juventude” não o credencia aos primeiros postos.


Gianluigi Buffon (Juventus)
Gigi virou lenda. Assim como Van der Sar, o tempo passa, os milagres continuam. Talvez esteja nesta lista pelo fato de ser o “melhor goleiro do mundo”. Já teve temporadas melhores. O 3º lugar no italiano e a ausência de competições européias da La Vecchia Signora pesam contra Buffon.


David Villa (Valencia)
Ótima técnica, boa velocidade, excelente finalizador. David Villa cresceu e passou a ser um dos destaques espanhóis na temporada. Foi artilheiro da Euro2008 e um dos destaques da Fúria. Os 17 gols no espanhol não foram o suficiente para deixar o Valencia numa posição melhor que o modesto 10º lugar. Na Copa dos Campeões não foi além do 4º lugar na fase de grupos, atrás do norueguês Rosenborg. Bom nome, ficará em posições medianas.


Samuel Eto'o (Barcelona)
A temporada 07/08 não foi das melhores para Eto’o. O excesso de “pseudo-craques” na linha de frente do Barça e as lesões afastaram Eto’o de vários jogos. Ainda assim, foi o artilheiro do time no espanhol com 16 gols (em 18 jogos) e artilheiro do vice-campeonato da sua seleção, Camarões, na Copa das Nações Africanas. Talvez “Messi’s”, “Henry’s” e “Ronaldinho’s” o afastaram de pretensões maiores.


Steven Gerrard
(Liverpool)

O Senhor Meio-Campo do Liverpool. Por mais que o Liverpool traga reforços, sempre há a “Gerrardependência”. Ajudado por Fernando Torres, conseguiram um 4º lugar no Inglês. Na Copa dos Campeões, pararam na semifinal, frente ao Chelsea, em uma prorrogação emocionante. A ausência da Inglaterra na Euro08 pesa contra Steven Gerrard. É um nome forte, mas dificilmente irá figurar entre os primeiros.


(…)

Nenhum comentário: