quarta-feira, 19 de novembro de 2008

C. X Léo X ? – P V


Com os 23 jogadores analisados, e a temporada já quase no fim, aposto que Cristiano Ronaldo será o melhor do mundo este ano, com uma margem não muito “aconchegante” para o segundo, Lionel Messi. Para o terceiro colocado, a margem será maior e eu vejo uma gama de jogadores que podem ocupar este terceiro posto. Vejo um bloco composto por Casillas, Kaká, Gerrard, Ibrahimoviċ e Xavi. Eu, blogueiro, aposto em Casillas como prêmio pela Eurocopa em terceiro. Em seguida viriam Ibrahimoviċ em 4º, Kaká em 5º, Gerrard em 6º e Xavi em 7º (devido ao fato de ter sido o melhor da Euro). A diferença será pequena entre Casillas e Gerrard, sendo maior de Gerrard para Xavi. Para o 8º posto, vejo outro bloco de jogadores que se destacaram, porém ainda não “chegou a hora”. São eles, Arshavin em 8º e os espanhóis Fernando Torres e Fàbregas em 9º e 10º respectivamente. Em seguida, os jogadores do Chelsea Terry, Lampard, Drogba, Ballack e Deco (outrora Barcelona) junto de Eto’o e Ribéry. Sem mais explicações, Drogba em 11º, Ribéry 12º, Lampard 13º, Eto’o 14º, Deco 15º, Ballack 16º e Terry 17º. Agüero merecia um lugar de maior destaque, mas ainda não vejo merecedor, assim como Villa. 18º e 19º lugares respectivamente. Iniesta o 20º, seguido de um último bloco composto por Nistelrooy, Adebayor e Buffon, 21º, 22º e 23º lugares.



Ausências:
Como sei que a lista não é unânime, citarei alguns jogadores que poderiam estar entre os 23 nos lugares de Buffon, Adebayor, Nistelrooy, Iniesta por exemplo. Mas também sei que minhas citações não serão unânimes e concordo com vocês e seriam muito bem vindas sugestões de jogadores “merecedores”.
Vejo Marcos Senna, o melhor jogador espanhol do Espanhol e campeão europeu como um bom nome. O Manchester United, campeão inglês e europeu só teve Cristiano Ronaldo nessa relação. Nomes como Wayne Rooney e Van der Sar talvez fossem mais aceitos na lista em lugares de Buffon e Nistelrooy, por exemplo. Cambiasso fez um bom campeonato pela Inter, os holandeses Sneijder, pelo Ajax e Real, e Van Persie, se não houvesse as lesões pelo Arsenal, isso sem contar os destaques do Lyon, heptacampeão francês, Benzema, Toulalan e Juninho. Na Alemanha, Podolski é um bom nome, assim como o seu companheiro de time Luca Toni, artilheiro do campeonato alemão. No Brasil, o nome de Rogério Ceni sempre é citado, atual tetra melhor do mundo. Em termos de futebol, Hernanes é jogador para, num grande clube europeu, ter o nome lembrado. E para os saudosistas de plantão, a última (e única) vez que me lembro de Robinho nessa seleção de outrora 30, hoje 23 jogadores, foi no longínquo ano de 2005 e ele ficou muito bem ranqueado com a 17ª posição. Pelo visto o pessoal da FIFA “foi pra lá” e o Robinho “ficou pra cá”.

Outro argumento que pode ser usado para tentar escolher “O Um” é, ao contrário do tradicional “Quem você escolheria primeiro para o seu time?”, a dúvida de quem você não gostaria de enfrentar. E aí, quem você não gostaria de enfrentar? Cristiano Ronaldo? Messi? Por enquanto Marco Materazzi está ganhando.

Nenhum comentário: